ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Que São

 

QUADRO 5P 200x200Apresentados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro de 2015, os objetivos globais para o desenvolvimento sustentável, ODS, compõem um painel de 17 Objetivos e respectivas Metas a serem implementadas até 2030.

Esta Agenda é aceita por todos os países e aplicável em todos eles, levando em conta as diferentes realidades, capacidades e níveis de desenvolvimento nacionais e respeitando suas políticas e prioridades. São objetivos e metas universais que envolvem tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento. São objetivos integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

Nunca antes os líderes mundiais prometeram e se empenharam em ações comuns e em uma agenda política tão ampla e universal, assentando juntos o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável. No documento emitido reafirmam que todo Estado tem – e deve exercer livre, plena e permanente – soberania sobre suas riquezas, seus recursos naturais e suas atividades econômicas, e se comprometem em implementar a Agenda para o pleno benefício de todos, para as gerações atuais e futuras.

Os novos objetivos e metas passaram a valer a partir de 1º de janeiro de 2016 e guiarão as decisões a serem tomadas pelos próximos quinze anos. A implementação da Agenda deve levar em conta as diferentes realidades, capacidades e níveis de desenvolvimento nacionais e respeitando políticas e prioridades nacionais e o espaço adequado nas políticas para o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável. Em particular reconhecem a importância das dimensões regionais e subregionais que podem facilitar a efetiva passagem das políticas de desenvolvimento sustentável para a ação concreta no âmbito nacional.

QUADRO 17 OBJETIVOS -2
LEIA MAIS:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

     

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>